segunda-feira, 20 de julho de 2009

Encontro com economistas da Florida

Encontro de economistas da Universidade da Florida
e consultores do GCONCI

O objetivo do encontro foi a troca de informações sobre a evolução
e impacto do Greening (HLB).

Em meados de julho (2008) estiveram tres importantes economistas da Universidade da Florida (UF) visitando o estado de São Paulo. Os pesquisadores são Dr. Thomas Spreen, diretor do departamento de economia da UF sediado em Gainesville e palestrante do primeiro Citrus Dinner, organizado pelo GCONCI em 2007, o segundo foi o Dr. Ronald Muraro, especilista em custos da estação experimental de Lake Alfread, da UF, e por fim o Dr. Fritz Roka, da estação experimental de Immokalle da UF, especialista em custo de colheita e de mudas citricas e responsavel pelo projeto de colheita mecanica daquele estado. O objetivo da visita foi a troca de informações relacionadas à evolução do greening (HLB) e o impacto que esta doença vem causando nos custos de produção de citros em São Paulo e Florida.
Após vários dias de visitas em diversas regiões e pomares de citros no estado de São Paulo, os economistas acompanhados por consultores do GCONCI, estiveram observando areas afetadas pelo greeninng e como estamos manejando a doença atualmente, avaliando sucessos e insucessos do manejo. Algumas conclusões dos pesquisadores foram ; propriedades menores próximos de pomares sem manejo adequado de greening podem não obter sucesso no controle da doença. Nas mesmas condições propriedades maiores podem ter uma chance maior de controle pois somente é afetada com maior incidencia nas bordaduras, preservando as areas centrais da propriedade com indices menores. Outra conclusão é começar o manejo o mais cedo possível para que se possa obter sucesso no controle da doença, pois visitaram propriedades em diferentes situações que comprovam isto. A inspeção deve ser a mais frequente possível, mensalmente é o ideal, em conjunto com controle do vetor tambem de forma frequente. Isto nào vem ocorrendo na Florida, principalmente pelos altos custos de nbaixa disponibilidade de mão de obra.
Sendo assim, o greening deve impactar na produção futura de laranjas e consequentemente na produção de suco concentrado em ambos os estados; Florida e Sào Paulo, elevando os preços a nível internacional. Infelizmente, parte de ambas as citriculturas poderá desaparecer em determinadas regiões onde o manejo começa tarde, e a incidencia da doença for muito elevada.
Foi apresentado uma planilha desenvolvida por Gilberto Tozatti para avaliação economica da cultura dos citros com e sem grenning. A planilha é uma ferramenta de tomada de decisòes sobre investimentos da cultura dos citros considerando taxa anual de erradiçaçao de plantas contamindas dentre outras variáveis. Com ela é possível criar diversos cenários através das variáveis mais importantes que influenciam o retorno do investimento. Os economistas consideraram esta ferramenta muito interessante pois é simples e obejtiva, podendo ser utilizada tambem nas condições da Florida.
O economistas da Florida puderam ainda visitar viveiro de mudas citricas e ficaram impressionados com a qualidade das mudas produzidas em São Paulo. Não imaginavam que o processo de produção era tão complexo e que exigia tantos procedimentos excludentes de doenças, e também que o tempo de produção de uma muda fosse tão rápido em comparação com a da Florida.
Esta oportunidade de reunião entre consultores especialistas do GCONCI e pesquisadores da Universidade da Florida reforça a necessidade da consolidação de canais de comunicação e obtenção de novos conhecimentos sobre a doença para o estabelecimento tentativo de conceber uma nova citriucultura futura, com novos conceitos de produção frente ao greening.

Eng Agr Gilberto Tozatti
Consultor em citros
tozatti@gconci.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário