quinta-feira, 23 de julho de 2009

Consultor Científico visita a SaniCitrus.


Consultor Científico e o Diretor do Departamento da Florida visitam a SaniCitrus.

Norte-americanos reconhecem a importancia da produção de mudas em ambiente protegido.
Estiveram visitando a SaniCitrus – Mudas Citricas, em Araras-SP, os norte-americanos Dr. Thomas Turpen, fitopatologista e consultor científico da Technology Innovation Group Inc., empresa sediada em Austin no Texas, e Dr. Bob Norberg, diretor do Departamento de Citros da Florida e reponsavel por pesquisas e estrategias de marketing do suco de laranja nos EUA, os quais conheceram de perto o processo de produção de mudas citricas de qualidade em ambiente protegido. Na oportunidade os Eng Agrs Gilberto Tozatti e Eduardo A. Girardi, apresentaram uma visão geral da produção de mudas no estado de Sao Paulo, e depois acompanharam os visitantes às dependencias do viveiro.
Bob Norberg foi palestrante no Citrus Dinner realizado, no dia 12 ultimo, pelo Grupo de Consultores em Citros – GCONCI e patrocinado exclusivamente pela BASF S.A, evento este que reuniu importantes citricultores do estado, os quais representam 70% da produção de Sao Paulo.
Durante a apresentaçao na SaniCitrus, Eduardo Giradi comentou que o estado de Sao Paulo foi previlegiado ao fazer esta mudança radical no modo de producao de mudas, de ambiente aberto a protegido, o que se deu devido ao advento da clorose variegada dos citros - a CVC ou amarelinho, antecipando por acaso a proteção das mudas para o problema do greening, já que ambas as doenças são disseminadas por vetores. Caso não houvesse ocorrido esta mudança em 2003, hoje o problema do greening que foi constatado em 2004, seria muito pior do que está.
Por sua vez, Gilberto Tozatti enfatizou ao grupo que embora o estado de Sao Paulo tenha 550 estufas produzindo 100% das mudas em ambiente protegido, isto não garante que o produtor possa estar adquirindo mudas 100% seguras. Devido a deficiencia na fiscalização do estado nos ultimos anos , ainda temos problemas em viveiros que podem comprometer o futuro de um pomar citrico. Para isso, é importante que o produtor adquira mudas de viveiristas idoneos. O problema se agrava em tempos de crise onde os produtores procuram por mudas com preços abaixo do custo, ofertadas no mercado devido as dificuldades financeiras de alguns viveiristas, e por isso podem estar pulando etapas do processo de produção fornecendo mudas sem sanidade e sem qualidade.
Os norte americanos ficaram impressionados com o modelo brasileiro de produção de mudas, sua complexidade do processo e sua qualidade. Comentaram a necessidade do estado norte-americano da California de transformar sua produção de mudas para ambiente protegido o mais urgentemente possível. Apesar do surgimento do psilidio no sul do estado ainda nao foi constatado a doença, mas isto é apenas uma questao de tempo. E ao que parece, os produtores e viveiristas californianos ainda nao estao preocupados suficientemente com esta mudança, colocando em risco os pomares da California.

Gilberto Tozatti é consultor do GCONCI e sócio diretor da SaniCitrus, e foi responsavel pelas visitas dos americanos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário