Grupo brasileiro traz informações valiosas para a nossa citricultura
Na primeira semana de novembro mais uma Missão Técnica, organizada por consultores do GCONCI, é realizada com o objetivo de troca informações a respeito do manejo do greening.
O grupo foi composto basicamente de citricultores os quais tiveram a oportunidade de visitar grandes centros de pesquisas bem como pomares comerciais no referido estado americano. O contato com pesquisadores, citricultores americanos e o proprio convivio entre os participantes trouxeram informações valiosas para as tomadas de decisão no negócio citrícola.
Sempre liderados pelos consultores Gilberto Tozatti e Giovane Barroti, ambos do GCONCI, o grupo vivenciou a hospitalidade e abertura dos representantes da citricultura floridiana, os quais também frequentemente visitam o Brasil.
No primeiro dia de visitas o grupo se dirigiu ao Centro de Educação e Pesquisas em Citros da Universidade da Florida, em Lale Alfred, onde participou de apresentações relacionados a temas bem variados, porem focados nos desafios atuais de nossa citricultura. Assuntos como novos e avançados sistemas de produção de citros, programas de marketing do suco de laranja, manejo do greening e do psilidio, e atualização sobre preços pagos ao produtor, safra e consumo de suco de laranja no mercado americano, foram abordados por ocasião desta visita.
No dia seguinte o grupo seguiu viagem visitando pomares comerciais na região de Arcadia e Punta Gorda, onde tiveram contato com o manejo de greening, manejo do cancro citrico, novas técnicas de monitoramento de psilidio, e sistemas de irrigação.
O grupo tambem realizou visita ao Centro de Pesquisas da região sudoeste da Florida, outra estação pertencente à Univerisdade da Florida (UF) , para mais um ciclo de palestras. Nesta oportunidade o grupo assistiu palestras sobre colheita mecanica de laranjas, manejo integrado do psilidio e seus inimigos naturais, e sobre o programa nutricional de manejo do greening. Após debate e discussões com os pesquisadores americanos, o grupo foi conduzido ao campo experimental da estação onde pode-se observar os resultados de experimentos de espaçamento, tipos de irrigaçao alem de ensaio sobre o programa nutricional.
Para completar a missão técnica o grupo visitou pomares na região de Alva, onde está sendo conduzido pomares sob o programa nutricional a vários anos. Os pesquisadores da UF se dispuseram a acompanhar o grupo brasileiro durante toda a visita a esta região, muito castigada pelo greening.
Maiores detalhes desta missão técnica estarão sendo divulgadas através de artigos e palestras nos próximos meses, com o obejtivo básico de contribuir de alguma forma para a sustentabilidade de nossa citricultura.
Eng Agr Gilberto Tozatti (viajou sob auspícios do GCONCI)
Consultor em Citros
Nenhum comentário:
Postar um comentário