sábado, 27 de novembro de 2010

2o Dia de Campo - Agricultura de Precisão em Citros

Apresentação de Eng Agr Ms Felipe de Araujo Lopes
Nesta sexta-feira, dia 26 de Novembro, foi realizado o 2o Dia de Campo de Agricultura de Precisão em Citros, em Tujuguaba/SP, na propriedade do Eng Agr Eduardo Antonio Lucato, Consultor do GCONCI, o qual cedeu as dependencias para a realização do evento. Estiveram presentes Citricultores da região, Engenheiros Agronomos, e Consultores. Na programação do evento foram realizadas duas palestras; ''O uso de BioFosfato na Citricultura'' - por Gilberto Tozatti, Consultor do GCONCI, e ''Agricultura de Precisão em Citros'' - por Felipe de Araújo Lopes, da ALL PLANT - AP.

Dinâmica de Campo - Aplicação do BioFosfato em taxa variável
Após as palestras os participantes tiveram a oportunidade de presenciar ''in loco'' uma dinâmica de campo mostrando a aplicação do BioFosfato em taxa variável em pomar de laranja da propriedade. O equipamento de precisão foi cedido gentilmente pela VERION, sendo que seus colaboradores deram todo apoio para que a dinâmica fosse realizada com sucesso. O evento ainda contou com um churrasco de confraternização entre os participantes onde puderam ainda trocar experiências e discutir detalhes sobre a Agricultura de Precisão em Citros. O evento teve o apoio da VERION, ALL PLANT-AP e da BIOFOSFATOS do BRASIL.

sábado, 20 de novembro de 2010

Evento Fertiagro

A FERTIAGRO de Araras realizou no Bairro Serra Velha em Conchal um ciclo de palestas sobre nutrìção em citros para produtores da região. Na ocasião foram apresentados os produtos da empresa FECUNDA, pelos Engs Agrs Antonio Carlos Garcia e Lourival Oliveira,  além da palestra ''Beneficios do uso do Biofosfato na Citricultura'' pelo Eng Agr Gilberto Tozatti, consultor do GCONCI e sócio diretor da BIOFOSFATOS DO BRASIL. Na ocasião foram apresentados os ultimos resultados de ensaios de pesquisa relacionados ao Biofosfato, os quais vem sendo conduzidos pelos Engs Agrs Consultores Arnaldo Pastre e Reinaldo D. Corte. A empresa FERTIAGRO, comandada por Mario Aparecido Lussari, vem desempenhando um papel importante prestando serviços ao setor agrícola da região.
Apresentação de Antonio Carlos Garcia

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conferencia Internacional de Economia em Citros


Gilberto Tozatti e Mauricio Mendes foram os representantes brasileiros na Conferencia Internacional de Economia em Citros, em Orlando - Florida,  sob os auspícios do GCONCI – Grupo de Consultores em Citros.
Mauricio Mendes e Gilberto Tozatti
Durante o segundo dia da Conferencia Internacional de Economia em Citros,  realizado pela Universidade da Florida UF-IFAS em Orlando, Florida, nos dias 27 e 28 de Outubro de 2010, Dr Allen Morris, pesquisador da Citrus Research and Education Center e coordenador do evento, recomenda em sua apresentação que o Governo Americano financie novos plantios de laranja para que a citricultura daquele estado possa se manter lucrativa para os próximos anos, até que haja uma solução no combate  à doença mais devastadora que se tem noticia no mundo; o greening.
Apresentação de Gilberto Tozatti
Sobre o impacto do greening nos próximos 10 anos no Brasil, Gilberto Tozatti e Mauricio Mendes apresentaram o estudo realizado pelo GCONCI onde a citricultura paulista deverá diminuir 3% ao ano, se não houver outras mudanças nos próximos anos. Diante do cenários da Florida e Brasil em relação às safras menores o setor deverá ter preços bons, porem, os consultores do Gconci chamaram a atenção ao fato da desvalorização cambial do Dólar frente ao Real, e que isto vem prejudicando muito os citricultores brasileiros pressionando as margens de lucro juntamente com o aumento nos custos de produção, e que isto poderá levar a saída de muitos pequenos citricultores do setor.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Seminário Desafios da Citricultura Brasileira

Neste dia 20, foi realizado em São Paulo, capital, o Seminário ''Desafios da Citricultura Brasileira'', pelo Jornal Valor Econômico, e patrocinado pela CitrusBR.
Quase a totalidade das lideranças do setor citrícola estiveram presentes, e tiveram a oportunidade de receber em primeira mão o resultado do estudo realizado pela Markestrat sobre o ''raio X'' de nossa citricultura, estudo este similar ao realizado em 2003, pelo Pensa/USP. Este estudo foi financiado pela CitrusBR e teve como origem várias fontes básicas de informação, entre elas as da própria industria processadora.
O dados podem ser encontrados na publicação ''O retrato da Citricultura Brasileira'', que tem como coordenador o Prof. Marcos F Neves - FEA/USP Rib. Preto.
O Consultor do GCONCI Mauricio Mendes, foi um dos comentaristas no evento, além de outros importantes como o ex-ministro Delfin Neto.
Seminario Valor Economico

Mauricio Mendes
Estiveram representando o GCONCI neste evento; J.Eduardo Téofilo, Francisco Pierri, Mauricio Mendes, e Gilberto Tozatti.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia de Campo sobre Agricultura de Precisão em Citros

A Biofosfatos do Brasil em conjunto com a All Plant e a Verion, realizou Dia de Campo sobre Agricultura de Precisão (AP) em Citros, na Fazenda Santa Elisa em Santo Antonio de Posse/SP, no ultimo dia 24 de Setembro. Gilberto Tozatti iniciou as palestras para um Grupo seleto de citricultores, apresentando as qualidades dos fertilizantes BioFosfato e BioHumato. Em seguida o Eng Agr Felipe de Araujo Lopes, apresentou a tecnologia de Agricultura de Precisão como ferramenta para a aplicação destes e de outros fertilizantes. E por fim, o Eng Agr Franz Arthur Pavlu apresentou os equipamentos da Verion. Após as apresentações os participantes tiveram a oportunidade de presenciar a a demostração da aplicação de BioFosfato em taxa variável em pomar de laranjas da propriedade.
Apresentação do Eng Agr Felipe de Araújo Lopes
Dinâmica de Campo: Aplicação de BioFosfato em taxa variável

A BioFosfatos do Brasil agradece a gentileza dos proprietários da Fazenda Santa Elisa e do Eng Agr Carlos Toledo, responsável pelo projeto de implantação e manutenção dos pomares, em disponibilizar o local e em dar todo o apoio necessário à realização do evento.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Visita do GCONCI à Citricultura do Paraná

Consultor Marcos Valerio e o GCONCI
Consultores do GCONCI estiveram visitando a citricultura do Paraná, especialmente na região de Paranavaí, com o obejtivo de atualizar os conhecimentos em relação ao controle do Cancro Cítrico e outros aspectos de manejo da cultura dos citros. Fomos recepcionados pela família Pratinha e pelo Consultor Marcos Valério, os quais mostraram com muita hospitalidade os avanços técnicos da cultura naquela região. 
Os aspectos de maior destaque foram;  pomares com alta produtividade, combinações de copa - porta enxerto, uso de composto orgânico, manejo do Cancro Cítrico, poda mecanica, entre outros. A utilização de compostos orgânicos e biorgânicos é um dos fatores de alta produtividade dos pomares, e parece se consolidar como uma alternativa para a substituição de parte dos fertilizantes quimicos e melhora da fertilidade do solo. Antonio Pratinha (em destaque) nos apresentou inovações técnicas em equipamentos de poda mecânica que muito nos chamou a atenção.

Antonio Pratinha ao lado de ensaio de Cancro Cítrico

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Eventos Ferbela

Foram realizados tres encontros com produtores da região de Araras, Conchal e Leme, onde participei como palestrante na divulgação dos utlimos resultados de ensaios de campo do Fertilizante Fosfatado - Biofosfato. Atingimos mais de uma centena de produtores de citros, cana e milho. Os eventos foram realizados pela Ferbela juntamente com a BASF SA, a qual por sua vez, na pessoa do Eng Agr Mauricio Lopes, apresentou seus produtos no combate principalmente à Pinta Preta, Podridão Floral ,e Psilidio.

Mauricio Lopes (BASF) no evento em Conchal.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Missão Técnica à California

Na primeira semana de Julho lideramos um grupo de representantes de nossa citricultura à California, para conhece-la e tomar conhecimento sobre como está a situação do HLB (greening) por lá.
A citricultura da California é voltada ao mercado de fruta fresca, e se encontra em condições de clima extremamente favoráveis à boa qualidade de fruta (cor e sabor). Fomos muto bem recebidos pelos americanos que se mostraram muito interessados em nosso manejo de HLB, que diga-se de passagem não chegou ainda ao estado americano. O psilidio (vetor) já esta presente no sul do estado e ameaça levar a bacteria vinda do Mexico. Apresentei uma palestra sobre nosso manejo na Estação Experimental de Lindcove, da Universidade da California. A partir daí, visitamos vários pomares, packinghouse, e viveiros. O Brasileiro José Eduardo Lima Jr nos recepcionou no viveiro onde trabalha a tres anos, e mostrou as inovações que vem implementando com sucesso na empresa.
Esta missão técnica contou com 21 participantes; representantes de vendas, citricultores, consultores, sob os auspicios da All Plant, e no meu caso pelo GCONCI.
Grupo de Brasileiros com José Eduardo Lima Jr, em Exeter, California

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Semana da Citricultura 2010

Para fomentar a citricultura e compartilhar os resultados com os citricultores sobre o Workshop realizado na Flórida, no Centro de Pesquisas da Universidade da Flórida, em Lake Alfred, em abril de 2010, o consultor do GCONCI, Gilberto Tozatti se apresentou nesta quinta-feira (10), durante a 32ª Semana da Citricultura, realizada no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis.

Durante sua apresentação, Tozatti discutiu o Futuro do Setor de Suco de Laranja no Mundo, como forma de preparar terreno para o workshop sobre o Futuro da Citricultura Mundial, que acontece em 24 de junho, no Hotel Carlton Plaza em Limeira/SP. Para mais informações clique aqui. Após sua apresentação, foi aberta uma rodada de debate entre os participantes para elucidar dúvidas, apresentar pontos de vista e explorar as informações colhidas durante todo o ciclo de palestras.


Tozatti participando do Debate

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Citrus Dinner - Um sucesso mais uma vez!

Desta vez trouxemos o renomado Economista Dr, Allen Morris, da Universidade da Florida. Junto com ele outro Economista Dr Ron Muraro, os quais aproveitaram para visitar nosso pomares e ver de perto a situação do HLB (greening). O evento foi um sucesso, pois reuniu uma audiencia recorde de 280 citricultores, os quais representam 70% de nossa citricultura. Após o evento, visitamos pomares do citricultor José Ricardo Baggio em Araras, Porto Ferreira e Tambaú. O vento foi patrocinado pela BASF SA.
Ron Muraro, Camilo Medina, Allem Morris, Mauricio Mendes, e Gilberto Tozatti

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Evento sobre Futuro da Citricultura na Flórida

Durante tres dias 24 pesquisadores economistas e outros profisionais do setor citricola estiveram reunidos no Centro de Pesquisas da Universidade da Florida, em Lake Alfred, discutindo o futuro do setor de suco de laranja mundial. O Brasil foi representado pelas instituições; IEA, AgraFNP, GCONCI, CEPEA/USP, CitrusBR, e Fundecitrus. Participei representado o GCONCI. 
Gilberto Tozatti durante apresentação
A participação brasileira foi muito importante, pois promoveu uma parceria com o setor citricola do estado americano já que ambas as areas produtoras estão sofrendo devido aos mesmos problemas e enfrentando os mesmos desafios para a sustentabilidade do setor. O evento pode ser considerado um marco inicial na cooperação entre os dois países.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Geada na Flórida

Em visita aos pomares da Florida esta semana, representantes do Grupo de Consultores em Citros – GCONCI e alguns produtores de citros, tiveram a oportunidade de constatar o real efeito da última geada na produçao de laranjas. Ficou evidente que havera uma quebra na produçao, tanto no numero de caixas como no rendimento de solidos soluveis por caixa, sendo que a somatoria das duas variaveis indica uma quebra total em torno de 6%. Os produtores locais estimam uma quebra em torno de 3 a 5 milhoes de caixa devido as geadas ocorrridas no ultimo mes de janeiro. Visualmente percebe-se que a geada afetou muito pouco as plantas em relaçao ao que era esperado, ou seja, percebe-se pouca fruta no chao e as plantas estao visualmente saudaveis. Ha uma grande preocupaçao com o avanco do greening por todas regioes produtoras, levando a crer que existe uma tendencia de baixas produçoes para os proximos anos, criando assim, um expectativa positiva em relaçao aos precos para os produtores da Florida e do Brasil.
Gilberto Tozatti, Paulo Okuma, Daniela Okuma, Paulo Pratinha, e Giovane Barroti